Conheça as curiosidades sobre os principais esportes!

O esporte tem diversas curiosidades, seja sobre as redes de futebol, história da bola (de futebol, futsal ou tênis). Neste post nós vamos elencar algumas delas!

Você sabe quem inventou as redes de gol de futebol?

A rede de futebol foi inventada por um engenheiro inglês, John Alexander Brodie, em 1889, mas somente foi introduzida em janeiro de 1891 em um jogo teste na cidade de Nottingham. Na ocasião, o jogador de futebol Geary foi o primeiro a fazer um gol em uma baliza com redes. Brodie disse que esta foi a invenção de que mais se orgulha. Sem esta invenção, não haveria a expressão como: “Balançou o véu da noiva”. Por isso chamamos a rede tradicional de modelo: “Véu de Noiva”.

No Brasil as redes de futebol começaram a ser fabricadas com Barbante de Sisal, logo depois passou a ser fabricada também em Corda de Algodão. Quando as redes começaram a ser fabricadas em Polietileno (Nylon) foi um grande avanço.

Mais tarde começaria a era do POLIPROPILENO (SEDA) que é o material mais usado hoje na fabricação de redes esportivas devido sua resistência ser maior que as outras

O próximo passo ainda não sabemos, mas com a evolução, sabemos que em breve o Polipropileno também será substituído por outro material mais resistente.

História da bola

A bola de futebol de couro mais antiga existente, provavelmente, tem 450 anos. Foi encontrada escondida nas vigas em cima da cama da Rainha Maria dos Escoceses, no Castelo de Stirling, na Escócia, bem recentemente, em 1999 (Foto ao lado, do Museu e Galeria de Artes Stirling Smith).

  • Bola Quadrada: Isso mesmo, a princípio, em 1860 os times jogavam com uma bola quadrada.
  • Bola do Início do século XX: A primeira bola brasileira foi feita em 1900 por Caetano Lizzaroni em uma sapataria na avenida Ipiranga.
  • Bola dos anos 30: Era feita de couro animal. Possuía uma abertura por onde a câmara era inflada e fechada por um cordão.
  • Bola de   1962: Com essa bola o Brasil foi campeão do mundo no Chile.
  • Bola dos anos 70: Passou a ter 32 gomos e o couro deu ligar ao sintético. Além disso, a cor passou a ser predominante-mente branca. Depois da era do sintético nenhum outro material apareceu e a bola teve e tem vários desenhos e cores.

Primórdios do futsal

O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento. E, assim como em outras modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei.

    

           

           

No início, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada“. A BOLA PESAVA 500 G!

Há também a versão, tida como a mais provável, de que o futebol de salão foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball“.

História do tênis

No século 14, a regra do jogo era bater na bolinha. Ela era preenchida com lã e coberta por pele de carneiro, com as mãos. Mais conhecida como “Jeu de Paume” (Jogo de Mão), a modalidade logo evoluiu para o tênis moderno. Era praticada nas ruas e pátios no sul da Europa, especialmente na Itália.

Mas segundo a história, jogos que utilizam bola surgiram no ano 3000 aC com os egípcios. Já os gregos praticavam um esporte muito parecido com o tênis, mas sem raquete, 500 anos antes de Cristo.

Quer saber mais? Então baixe o e-book e saiba tudo sobre redes de futebol!

Publicado dia 29/11/2018, às 15:55

Compartilhe nas redes: