Rede de Vôlei

Veja quais as diferenças entre as redes de futevôlei e vôlei de praia!

Veja quais as diferenças entre as redes de futevôlei e vôlei de praia!

Um dos aspectos mais bacanas de trabalhar com o esporte é a diversão inerente a este tipo de atividade. O ser humano busca na atividade física competitiva momentos de confraternização e de descarga de adrenalina. Isso é preciso ser levado em conta por quem empreende nesta área.

E para que o seu atleta (seja ele um amador ou profissional) pratique o esporte de forma tranquila, é necessário ter o equipamento perfeito. No artigo de hoje, vamos falar sobre as diferenças entre duas modalidades irmãs: o vôlei de praia e o futevôlei.

Sim, existem diferenças entre a rede de vôlei de praia e a de futevôlei. Por isso é fundamental o uso de uma rede esportiva diferente para cada esporte.

Vamos entender um pouco melhor quais são essas diferenças entre as modalidades e o impacto na escolha da rede mais adequada.

A rede perfeita

Algumas características das redes de vôlei de praia e de futevôlei são idênticas, assim como as de redes de muitas outras modalidades e também outros tipos de rede de proteção. Em um outro artigo já mostramos como utilizar as redes de proteção (não deixe de ler!).

Todos estes modelos precisam ser fabricados com matéria prima 100% virgem e com tratamento Ultravioleta (UV), que protege e prolonga a vida útil das redes.

Outra característica de uma boa rede de vôlei de praia, futevôlei ou qualquer outra modalidade é a tecnologia sem nó, na qual as malhas da rede são unidas de forma entrelaçada, mantendo-se firmes e inalteradas ao longo de seu uso, garantindo a retenção da bola por mais tempo.

Vôlei de praia x futevôlei

Além da diferença mais óbvia (um esporte se joga com os pés e outro com as mãos), há muitas outras diferenças entre o vôlei de praia e o futevôlei. Mas o tamanho das quadras é um deles:

  • A dimensão da quadra de vôlei de praia é de 16 x 8m. A área livre mínima é de 3m 7m de altura. Em competições mundiais as medidas são de 5 a 6m lateral e no fundo e 12,5m na altura.
  • O campo de jogo do futevôlei é retangular, de 18m x 9m. A zona livre é de no mínimo 3m de largura, com um espaço livre de qualquer tipo de obstáculo até uma altura mínima de 8m do solo.

As redes também são diferentes:

  • No vôlei de praia, a rede tem 8,50m de comprimento. As faixas horizontais superior e inferior têm 7 a 10cm. A altura em relação ao solo é de 2,43m para os homens e 2,24m para as mulheres na categoria adulta.
  • No futevôlei, a rede de quadra mede 9,5m de comprimento por 1m de largura. Mas com uma variação máxima de 3cm quando estiver esticada. As faixas horizontais são de 5cm a 8cm de largura.

Saiba muito mais

O universo das redes esportivas tem muito mais informações. Você sabia, por exemplo, que a rede de futebol profissional tem uma longa história desde o início do esporte? Então, se você é um empreendedor neste ramo ou mesmo um curioso sobre a história do esporte, não perca o nosso e-book: “Conheça as principais características de uma rede de futebol de qualidade”.

Publicado em 14/12/2018