Redes de futebol profissional: quais são os requisitos básicos para uma boa rede de gol?

Quem procura por uma rede de gol está em busca de qualidade, durabilidade, resistência, segurança e maleabilidade. Mas você sabe o que faz uma rede de futebol assim, com todos esses requisitos? Aqui neste artigo vamos mostrar um pouco sobre o universo das redes esportivas. E, ainda, como saber se elas atendem as necessidades dos seus clientes. Leia mais!

Atributos de uma ótima rede de gol

Mais do que ser uma mera coadjuvante na partida, as redes de futebol profissional de qualidade precisam reunir alguns requisitos básicos importantes para cumprir bem o papel de segurar a bola. Veja só:

  • Fios de qualidade: utilizar o material 100% virgem fará diferença no tempo de vida útil da rede esportiva
  • Matéria-prima de primeira: hoje a rede de gol pode ser feita com dois tipos de materiais: nylon (ou polietileno) ou seda sintética (denominada polipropileno). Ambos componentes têm como origem o plástico tratado e preparado para ser utilizado a esse fim.
  • Tratamento especial: redes de futebol mais resistentes recebem tratamento especial contra os raios ultravioleta (UV). O que isso significa? Quer dizer que a malha se torna protegida contra os raios solares, umidade, temperatura variável e até mesmo contra os efeitos da iluminação artificial, que também podem corroer os seus fios.

Redes de futebol de baixa qualidade

Esses itens que citamos acima são de extrema importância na hora de avaliarmos se uma rede esportiva é de qualidade ou se são redes de pouca durabilidade. Outro fator a ser avaliado é a forma de produção. Você sabia que algumas marcas não utilizam o material virgem, valendo-se do reaproveitamento de fios para compor sua malha? Ao optar por reutilizar os fios, a qualidade cai e a durabilidade, resistência e maleabilidade da rede acabam sendo bem inferiores.

Aí você acaba tendo de se responsabilizar por produtos que não duraram tanto quanto se esperava e perde a credibilidade no mercado. Cliente insatisfeito dissemina comentários ruins sobre sua loja, um prejuízo à sua marca que, muitas vezes, pode ser irrecuperável no competitivo mercado esportivo.

Por isso, é importante você conhecer o que oferece aos clientes e quais são os benefícios que uma rede de gol confiável pode trazer para quem a compra.

O que você deve levar em consideração para vender mais?

Se você deseja vender rede de gol no seu estabelecimento comercial, é importante conhecer mais sobre o produto, a fim de indicar a melhor opção para seus clientes. Quem conhece profundamente o item que comercializa tem mais chances de se destacar no mercado e fidelizar mais clientes.

Atletas profissionais, amantes do esporte ou proprietários de quadras ou campos de futebol desejam ter um item de boa durabilidade e resistência, e que ainda garanta a segurança de quem está assistindo a partida.

Por isso, saiba que:

Dois tipos de malhas são mais comercializados no Brasil: a rede de gol tipo “México” e a rede de gol “véu de noiva”.

Tipo “México”

Esta é uma rede que fica mais esticada entre as traves e, ao ser instalada no travessão, segura a bola sem sacudir tanto. Recentemente, esse tipo de rede de gol foi instalada no Estádio do Maracanã, conforme recomendação da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Apesar da mudança trazer controvérsias entre os torcedores, hoje esse tipo de rede esportiva já ganha novos adeptos ao estilo.

Tipo “véu de noiva”

Esta sim é a preferência entre os torcedores. Sabe por quê? Seu caimento mais suave deixa a malha descer na diagonal entre as traves, dando um aspecto mais bonito ao gol. Ao receber a bola chutada forte pelo artilheiro, ela balança ao som da vibração da torcida. A imagem do gol se torna mais real e poética. É como se a rede vibrasse também com o placar recém-conquistado.

Trançados diferentes

Tanto a rede tipo “México” como a rede tipo “véu de noiva” podem ser trançadas em dois estilos diferentes: com gomos quadrados e com desenho de colmeia. O layout quadrado da malha é considerado o oficial nos campos. No entanto, o estilo colmeia é bem aceito nas partidas de futebol, seja ele de campo, society ou de futebol de salão, também chamado de “futsal”.

Antigamente só havia disponível no mercado a rede de gol feita pelas mãos dos artesãos. Hoje já existe tecnologia que programa máquinas a trabalhar como teares. Eles vão tecendo a rede de forma perfeita como a mão humana. E ainda há um grande diferencial nesse sistema: a malha ganha mais resistência, pois os nós entre os gomos ficam mais justos.

A espessura dos fios também influencia na sua resistência aos chutes. Há diversas medidas para os fios da malha, mas os mais utilizados são de 4mm e de 6mm. Mais abaixo vamos te explicar o porquê. Continue lendo!

Resistência ao chute

Qual a diferença entre as espessuras dos fios da rede de gol? Se você quer instalar uma rede de futebol numa quadra ou campo em que o uso é pouco frequente, opte pela medida de 4mm. Esta espessura é recomendada para todos os níveis de competição, a profissional e mesmo amadora.

Para onde jogam os atletas profissionais, que têm mais força no chute, e em espaços como campos de futebol ou quadras de escolas, por exemplo, vale a pena investir numa espessura maior para os fios, ou seja, de 6mm. Essa malha segura melhor a força das bolas, sem o perigo de furarem e prejudicarem a partida.

Seda ou nylon?

A resistência da rede de gol é maior quando o fabricante utiliza a seda sintética como matéria-prima. Produzida em laboratório após longo período de pesquisa, a rede de gol que utiliza seda sintética tem uma alta performance, sem deixar de ser macia e maleável. Por isso, ela acaba amortecendo a força do chute quando a bola entra no gol.

A seda, ou polipropileno, possui ainda outra característica de resistência. Ela consegue segurar a força de quase 100 quilogramas empreendidos num chute de um jogador profissional, por exemplo. Na partida de futsal, o drible costuma ser mais ágil e os chutes a gol ganham mais velocidade. Somente uma rede de gol de boa velocidade pode segurar uma bola assim!

Há ainda outro diferencial importante na hora de escolher a rede de gol. A seda permite ser tingida em seu processo inicial de fabricação. Ou seja, o cliente pode escolher a cor ou cores que vão compor a sua rede esportiva.

Muitos times optam por colocar nas redes de futebol os matizes que os representam. Branco e preto, verde e branco, azul e branco, vermelho e preto ou branco, vermelho e preto. Já dá até para imaginar a quais times nos referimos, não é mesmo? E você, de que cor faria sua rede de gol?

Proteção contra raios ultravioleta (UV)

Já falamos anteriormente que os raios ultravioleta podem danificar a rede de gol e reduzir a sua vida útil. Mas queremos explicar melhor como essa proteção é aplicada nos fios da malha. Antes mesmo de ser trançada, e ainda com os fios 100% virgens, a rede de gol de boa qualidade recebe esse tratamento diferenciado.

Somente depois disso, os fios entram para a máquina que irá produzir a rede. Seja ela em gomos quadrados ou numa rede de futebol tipo colmeia.

Essa proteção extra, que podemos chamar de um cuidado especial feito pelo fabricante, além de proporcionar mais qualidade ao produto vendido, ainda aumenta em até 50% a vida útil da rede de gol. Esse é um excelente argumento de venda ao cliente final! Pois o custo-benefício para quem adquire uma rede de gol assim será maior.

Desta forma, a rede de gol poderá ser instalada tanto em ambiente interno como em locais externos como campos de futebol de clubes, condomínios, escolas e quadras de bairro, para fazer a alegria da garotada!

Futebol é paixão nacional

 

Dizem que brasileiro já nasce com a bola no pé. O futebol é uma paixão nacional e tem milhões e milhões de adeptos. Seja para jogar uma partida com os amigos e, depois, se confraternizarem num churrasco. Ou, seja para manter mente e corpo saudáveis. E tem aqueles torcedores fanáticos que não perdem por nada o jogo do time preferido. Eles acompanham de perto todos os campeonatos transmitidos pela TV.

As mulheres também são adeptas do esporte. Há alguns bons anos elas deixaram o preconceito de lado e foram para as quadras e campos de futebol. Tornando-se, também, grandes jogadoras. Quem não conhece o time feminino de futebol de campo que já obteve inúmeras conquistas? E, ainda, nos deixou orgulhosos com tão importantes resultados?

E nada melhor do que realizar uma partida de futebol em um espaço com bons recursos. Inclusive, com uma rede de gol de qualidade, que deixa de ser coadjuvante para ter papel principal na hora de segurar a bola.

Segurança para quem assiste

A rede de futebol resistente impede que a bola voe em direção à torcida e atinja alguém. Ninguém vai gostar de levar uma bolada na cara de graça, não é mesmo? Pode até parecer engraçado, mas os danos causados numa pessoa pela força do chute podem ser sérios!

Por isso, é importante investir num produto de qualidade, seja em qualquer uma das modalidades de futebol. Aliás, você já parou para pensar que as modalidades diferentes de futebol precisarão de uma rede de gol de qualidade? Veja aqui quais são os melhores argumentos para quem quer vender o produto certo o cliente!

Como vender para diferentes modalidades?

Praticantes do futebol podem ter preferência por um tipo de modalidade ou jogar qualquer delas com a habilidade dos esportistas de renome. Que tal oferecer confiabilidade e qualidade para quem quer comprar uma rede de gol?

Futebol de campo

Como já dissemos mais acima deste texto, a rede de futebol de campo sofre bastante com as intempéries. Por isso, indique ao seu cliente uma malha preparada para impedir que raios ultravioleta (UV) danifiquem o material e encurtem seu tempo de uso.

As traves desta modalidade são maiores e podem ser atingidas em qualquer ângulo. Uma rede esportiva preparada para receber a bola vinda de qualquer direção fará a diferença na hora da partida! E tem mais, a rede de gol precisa estar bem fixa nos ganchos da trave para evitar rasgos ou furos.

Futebol society

Nesta modalidade a problemática é a mesma do futebol de campo. Ou seja, são redes esportivas que ficam expostas ao tempo. Lembre o cliente que, ao investir num produto diferenciado, o custo-benefício será maior. Ele contará com a tranquilidade de ter uma rede de gol segura e resistente por um período mais longo. Uma rede de qualidade pode durar até três anos sem precisar de reparos ou substituição.

Futebol de salão (ou futsal)

Ainda que não sofra com as mudanças climáticas e com o calor excessivo, a rede de gol desta modalidade de futebol também precisa ter um tratamento diferenciado. A iluminação artificial dos refletores também pode interferir na vida útil do material. Pois se ele não receber um pré-tratamento para resistir a ela.

E ainda, como a trave é menor, os jogadores preferem tentar marcar o gol driblando o goleiro. E, além disso, chutando bem de perto, preferencialmente nos cantos do ângulo, onde a vulnerabilidade da malha é maior. Se não for um produto de qualidade e estiver bem instalado, é rasgo na certa! Daí a importância dos fios utilizados serem resistentes à força do chute.

Quer saber mais sobre rede de gol?

Quem quer vender mais precisa conhecer o produto que oferece e saber indicar a melhor rede que atenda o cliente. Por isso, contar com informações corretas sobre as redes esportivas disponíveis para comercialização é essencial nessa hora. Leia, procure saber mais, ofereça mais ao seu cliente. Seja um diferencial de mercado. Essa é a nossa intenção ao divulgarmos este conteúdo.

E aí, gostou das informações que trouxemos para você neste artigo? Quer saber mais sobre como oferecer uma rede de gol de qualidade? Baixe nosso ebook e conheça as principais características de uma rede de futebol de qualidade!

Publicado dia 04/10/2018, às 15:40

Compartilhe nas redes: